O Coronavírus
A pandemia é real e muitos idosos não vem tendo os cuidados essenciais para a prevenção do Coronavírus, a Covid19, ocasionada pelo agravamento das doenças respiratórias.
O Ministério da Saúde lançou uma série de medidas para prevenir a epidemia de Coronavírus.
Com o aumento dos casos, muitas reuniões públicas, eventos e até mesmo diversões como teatros e cinemas tiveram suas atividades canceladas.
Esse esforço se faz necessário para que os casos não aumentem e, com isso, não ocorra mais óbitos e altas demandas nos hospitais para os casos mais graves.
Veja também?
Idosos: 5 dicas para manter a saúde durante o inverno
Enfrente o clima seco com seis medidas simples
Higiene e prevenção
Com a chegada do outono, as ações de higiene e prevenção devem ser redobradas, devido as condições climáticas e oscilações térmicas – dias mais frios, grande tendência de chuvas.
O que pode acometer algumas doenças respiratórias que poderão desencadear o coronavírus, tais como bronquites, crises de asma, resfriados e gripes.
Principais indicações
Evite aglomerações de pessoas em lugares públicos – shoppings, praias, instituições religiosas como igrejas e templos;
Em caso de viagens já programadas, procure remarcá-las para os meses de outubro em diante, quando as temperaturas estarão mais quentes e haverá a possibilidade de diminuição dos casos e dos riscos de pandemia.
Sempre lave as mãos e utilize o álcool gel para mantê-las limpas ocasionalmente;
Ao sentir sintomas como tosse, secreção, dores no corpo e febre procure auxílio médico; diante da constatação do vírus, cuide como um resfriado normal, mas fique dentro de casa, seguindo as prescrições médicas e de higiene até o fim dos sintomas.
A limpeza da casa também é muito importante: com o equivalente a um copo de cloro para nove de água, limpando todos os utensílios comuns do idoso tais como objetos de uso pessoal, vaso sanitário, pia, apoiadores, andadores etc.
Aparelhos celulares e controles remotos poderão ser limpos com álcool gel e toalhas de papel, a cada 4 horas, conforme o uso da pessoa, esteja ele infectada ou não.
Procure trocar as roupas de cama, em especial aos idosos que estejam acamados;
Não deixe de oferecer água ao idoso, ao menor sinal de resfriados, água e medicamentos que possam melhorar os sintomas. Procure auxílio médico.
O Hurb valoriza o que é importante: Você. Conheça nosso blog e viva mais histórias.
Por Semíramis Moreira – Redação Hurb