As pessoas com mais de 65 anos que possuem o Cartão de Gratuidade para Idoso, expedido pela Secretaria Municipal de Transportes, não pagarão
pelo estacionamento de veículos em vias públicas, no sistema Rio Rotativo, e nos estacionamentos públicos em áreas fechadas, com controle de entrada e saída de veículos.
A resolução publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (27) regulamenta o decreto publicado na quinta-feira passada (23), que determina a criação do Cartão de Gratuidade de Estacionamento para Idoso. Do total de vagas de estacionamento nos casos indicados, 5% serão reservadas a veículos de idosos. As vagas serão distribuídas conforme estudos técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego, de acordo com demanda e especificidades do local.
Para ter o Cartão de Gratuidade, o motorista idoso deve apresentar os seguintes documentos em um dos postos de atendimento: requerimento ao Coordenador de Regulamentação e Infrações Viárias; cópias da Carteira Nacional de Habilitação, no prazo de validade e em nome do idoso; cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo somente de categoria particular, do exervício vigente ou imediatamente anterior, em nome do idoso; e cópia de comprovante de residência em nome do requerente.
O Cartão de Gratuidade de Estacionamento para Idoso só terá validade, durante cinco anos, se utilizado em estacionamentos públicos, em vagas reservadas para idosos, demarcadas e sinalizadas; em local de fácil visualização no interior do veículo; e apresentado no original, com o documento de identidade, sempre que solicitado. Quando identificada irregularidade, o cartão poderá ser recolhido pelo agente de trânsito nos casos de empréstimo a terceiros; uso de cópia; ou com rasuras ou danificado.
[envira-gallery id=”10309″]
Postos de atendimento
De segunda a sexta-feira, entre 9h e 16h, no centro e nas zonas norte, sul e oeste, o atendimento é feito em dez postos da Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias. São eles:
Rua Riachuelo, 257 – centro;
Avenida Bartolomeu Mitre, 1.297 – Leblon;
Rua Visconde de Santa Isabel, 34 – Vila Isabel;
Rua 24 de Maio, 931 – fundos – Engenho Novo;
Rua Orcadas, 435, sala 7, Jardim Carioca/Ilha do Governador;
Avenida Monsenhor Félix, 512 – Irajá;
Avenida Ayrton Senna, 2.001 – Barra da Tijuca;
Rua Fonseca, 240, 2º andar – Bangu;
Rua Dom Pedrito, 1 – Campo Grande;
Rua Fernanda, 155, sala 8 – Santa Cruz.